segunda-feira, 25 de julho de 2011

1° ADIS - SENSACIONAL

Gostaríamos de agradecer aos presentes/representantes do 1° ADIS - A Grande Busca dos grupos escoteiros do 6° Distrito Ermance, Minuano, Guariny Kuaracy, Padre Aleixo, João de Barro e Águia Dourada, e aos convidados/participantes de honra dos grupos Irapuã e Mopyatã, e ao chefe Renato por sua acolhida maravilhosa e todo o seu apoio.

Nos encontramos na sede do GE Guariny Kuaracy no Jd. Helena, São Paulo, e saímos um pouco atrasados, chegando em torno de 10:30 ao destino. O primeiro desafio foi a travessia da ponte inclinada, que todos fizeram com muita coragem e - felizmente - ninguém caiu (risos). Logo depois chegamos ao local e montamos campo e almoçamos. Logo à tarde nos preparamos e realizamos as primeiras atividades com algumas bases (bússola e lamparina). À noite tivemos nosso fogo de conselho com as belas palavras do chefe Renato. Foi muito bonito. O dia se encerrou às 23:30, e para a chefia o dia terminou às 02:30, pois contamos causos, casos, histórias e principalmente piadas durante toda a noite.

A alvorada foi às 05:00, e às 05:30 adentramos a mata atlântica. Chegamos ao cantinho pioneiro, especialmente construído pelos Pioneiros em encontros passados no local. Lá tomamos café mateiro e sentimos a energia do local. Logo retornamos e nos preparamos para as bases após o hasteamento. Nas bases, tivemos inúmeras atividades diferentes - entre elas rapel, ponte sobre água, embarcação e arco-e-flecha). Logo tivemos a inspeção e a cantoria rolou solta. O almoço estava delicioso - foi lasanha e eu ainda consegui salada com alguns chefes e mandei para dentro (risos).

Após a inspeção tivemos a desmontagem do campo e encerramos com muitas palavras de carinho e agradecimento e não poderia faltar - o grito sênior. Entre as atividades principais tivemos várias outras, como a montagem de campo, cortagem dos bambus, organização, etc. E o dia não terminou quando estávamos de volta no ônibus - a conversa rolou solta e muitos dormiram - o sênior Dheison tava sonhando!!!

Chegamos ao Itaim Paulista, e pegamos ônibus rumo a Guaianases - chefe Robson., escoteiro William, o sênior Dheison e a guia Tamiris (Ermance) que mora também no nosso bairro.
O distrito inteiro adorou o acampamento. Tivemos alguns pontos negativos e eles serão nossas bases para melhorar a qualidade das atividades, mas felizmente tudo saiu conforme planejamos e pudemos proporcionar aos jovens um bom acampamento - simplesmente escotismo. Confira!



































domingo, 10 de julho de 2011

I ADIS - JULHO/2011

Pessoal, grande novidade. Corremos atrás e conseguimos diminuir o preço do I Acampamento Distrital Sênior para 25,00 reais. Não se esqueçam: levem uma camiseta e cor vinho para ganhar a estampa.

Sempre Alerta!

BEAR GRYLLS - ENTREVISTA

Se tem um programa na Tv por assinatura que qualquer escoteiro pararia e veria até o final, é o "À prova de tudo", feito pelo aventureiro, escritos, biólogo, botânico e montanhista Bear Grylls, no discovery. Seu nome real é Edward Michael Grylls e ele nasceu na Irlanda, em 7 de junho de 1974.

Ele viveu na ilha de Wight ondecomeçou a escalar desde cedo com seu pai. Serviu o exército britânico nas Forças Aéreas Especiais, e durante um treinamento, sofreu um grave acidente quando seu paraquedas abriu parcialmente. Mesmo assim, foi o alpinista mais jovem britânico a chegar ao cume do monte Everest, e descreveu suas experiências no livro "Facing Up".


Também liderou a primeira travessia sem auxílio num barco inflável nas frias águas do Atlântico norte. O feito inspirou o livro “Facing the Frozen Ocean”, e ele foi premiado pela Marinha Real Britânica. Em junho de 2005 Grylls e mais dois companheiros estabeleceram um recorde mundial ao celebrar uma ceia em uma mesa suspensa em um globo de ar quente a 24.000 pés de altura. Um menu de três pratos foi servido a Bear em pleno ar, e depois o intrépido aventureiro ainda saudou a rainha. A missão da aventura era celebrar o 50º aniversário do Prêmio Duque de Edimburgo.

Bear vive em uma embarcação com sua esposa Shara e seus três filhos, Jesse, Marmaduke, e Huckleberry. Apresenta, no canal Discovery, o programa "À prova de tudo" ("Man vs. Wild", nos EUA, e "Born Survivor: Bear Grylls", na Grã-Bretanha) em que adentra lugares selvagens do planeta. É bom lembrar que nem todas as situações são reais, e que o objetivo do programa é principalmente demonstrar as técnicas.


Ao chegar em cada local, Bear busca o caminho de volta à civilização, mostrando ao longo de sua aventura importantes técnicas de sobrevivência. Grylls viaja com uma equipe composta por dois cinegrafistas, que segundo o programa, têm instruções rígidas para não ajudá-lo, a menos que se encontre em uma situação de vida ou morte. O foco do programa não é ver o apresentador correr risco de morrer, mas sim simular uma situação de risco e instruir como escapar com vida. Várias críticas vem sido recebidas sobre ajudas vindas de sua equipe, mas a Discovery confirma algumas e diz que o objetivo do programa é demonstrar as técnicas em primeiro lugar.

Em 17 de Maio de 2009, a União dos Escoteiros da Inglaterra anunciou Grylls como seu novo Chefe Escoteiro, eleito para um mandato de cinco anos. Ele foi empossado oficialmente Chefe Escoteiro nacional da Inglaterra em Gilwell, em julho de 2009, e estavam presentes na solenidade de posse mais de 3000 escoteiros. Grylls é a décima pessoa a ocupar o cargo e também o mais jovem chefe escoteiro a ocupar o cargo, criado por B.P. em 1920. 

O Escoteiro Chefe da Scout Association (Reino Unido) explica porque fazer parte do movimento é um privilégio maior do que escalar o Evereste.

O que faz o Escoteiro Chefe?
Simples, estou lá para mostrar aos jovens de todo mundo que o Escotismo é o melhor modo de explorar o mundo, seguir seus sonhos e viver uma aventura. Os jovens me perguntam diariamente como aprender as habilidade que mostro em meu programa de TV e digo: “Torne-se escoteiro”. Meu papel é incentivar, incentivar e incentivar!

A quanto tempo você é Escoteiro Chefe?
Comecei em 2009. O cargo tem a duração de 5 anos.

Bear Grylls é seu nome verdadeiro?
Fui batizado como Edward. Minha irmã me deu o apelido de Bear (Urso) quando eu tinha uma semana e pegou.

O Escotismo continua relevante hoje em dia?
As pessoas reclamam sobre a juventude atual, mas aos jovens faltam oportunidades e não ambições. A vida é feita se agarrando a oportunidades e o escotismo faz a aventura disponível para todos. Os prêmios nem sempre vão para os maiores, melhores ou mais fortes – eles vão para os que perseveram. Estas são lições simples de vida que o escotismo ensina as pessoas.

Por que estão procurando mais voluntários?
Estamos vivendo um crescimento de membros sem precedentes e para suprir a demanda precisamos de de mais adultos e pais para serem voluntarios como chefes. Nós iremos treiná-los e ajudá-los para encaixar o voluntariado nas suas agendas cheias. Frequentemente os adultos aproveitam o Escotismo tanto quanto os jovens.

Semana passada, 2500 jovens estavam no acampamento escoteiro de inverno, o que é isto?
Resume-se a adquirir habilidades para sobreviver a temperaturas abaixo de zero. É impressionante observar tantos jovens desenvolvendo-se e desfrutando de escalada, rappel, quadriciclos e arborismo – isto tudo no gélido Janeiro. Para isto é preciso coração e espírito, ambos fortemente presentes nos Escoteiros.

O que levou você a esta posição?
Quando criança o Escotismo me deu a confiança e companharismo, o que é dificil de se encontrar na vida moderna. As crianças no Reino Unido precisam de um sentimento de participação e de vida em comunidade mais do que nunca. Estou orgulhoso de ser o Escoteiro Chefe no maior movimento de jovens do mundo. É o maior privilégio que já tive – mais do que servir na Força Aérea ou escalar o Everest.

Como você aplica as lições de vida profissional nesta função?
Meu trabalho é sobre aventura e trabalho em equipe em algumas das mais inóspitas florestas, montanhas e desertos do planeta. Se você não é capaz de cuidar de si mesmo e dos outros, as pessoas morrem. Os princípios do Escotismo são similares; dizem respeito a uma vida empolgante e habilidades ao ar livre, e para isso é necessário o respeito ao próximo, a você mesmo e ao meio ambiente.

Qual o seu tipo de liderança?
Entrar de cabeça, sujar as mãos, rir de mim mesmo e não ter medo de me divertir. E eu odeio reuniões!