sábado, 24 de setembro de 2011

24/09/2011 - NÓS E AMARRAS

Nossa o dia hoje foi longo heim. Saímos da sede só as 19:00 horas, mas tava tão gostoso... E ainda mais com aquele bolo que a Bia fez...

Vamos lá. Começamos o encontro às 14:00, e logo começamos com a música FLI-FLAY-FLU (muito legal, todos adoram) pra agitar a galera e espantar o frio. Falando em frio, esse Setembro parece Julho. 

Como estamos cheio de gente nova, precisamos treinar nós e amarras e dedicamos o dia a isso. Por causa da assembléia, não foi possível praticar o Lais de Guia, mas os principais nós e amarras pudemos aprender com sucesso. Finalmente, um jogo de kim misturado com nós e amarras foi bem bacana: fazer nós e amarras com os olhos fechados.

Para incentivar a qualidade dos nós, um quesito importante no jogo era DESFAZER o nó. A facilidade com a qual soltamos um nó conta muito... Os jogos foram muito legais e desafiadores, o da bola foi o melhor. Tivemos também nossa assembléia que mudou alguns itens do calendário... Logo posto as mudanças e temas propostos.

Tivemos diversas especialidades, e parabéns a todos, mas lembrem-se que faltou muito pouco para o nível três e já estamos planejando para o dia 10/12 nossa feira de invenções onde teremos também exposição das pesquisas relativas às especialidades. Gostaria de parabenizar à Bianca pelos desenhos de moda muito estilosos, ao William pela aula de dinossauros e paleontologia (um tema que adoro) e ao Douglas pelos artesanatos feitos (bem difíceis de se fazer), e à lobinha Vitória que chegou com tudo e mostrou na frente de toda a chefia como se borda - foi impressionante - parabéns:

Vitória
Artesanato - Nível 2 - Itens 1,2,4,5

Bianca 
Confeitaria - Nível 2 - Itens: 1,2,4,5
Estilismo - Nível 1 - Itens: 2,3,4

William
Criação de Animais de Estimação - Nível 2 - Itens: 1,2,3,4,6,7,8,9,12
Paleontologia - Nível 2 - Itens: 1,3,4,5

Douglas
Artesanato - Nível 2 - Itens: 1,2,4
Coleção - Nível 2 - Itens: 1,2,3,4,5

Ah o chefe esqueceu de colocar a pontuação do dia:

Águia       - 75
Tubarão   - 70

Pássaro Negro e Falcão - 55



















sábado, 17 de setembro de 2011

NÓS SOMOS O JOÃO DE BARRO!

Hoje ocorreu o primeiro projeto ambiental de grande porte do nosso grupo e tivemos com ele três objetivos:

1 - Ajudar a comunidade a refletir e se conscientizar sobre a importância no verde nas nossas vidas

2 - Conscientizar os escoteiros sobre a importância da sustentabilidade

3 - Plantar nos escoteiros e fazer nascer ideias que venham a ajudá-los a conquistar a IMMA

Aquele corrego lá perto pode ser um bom começo né pessoal... Que tal?

Seguem as fotos do antes e depois (mais abaixo), fruto de muito trabalho de todos nós...

SEMPRE ALERTA!








terça-feira, 13 de setembro de 2011

2° ASSEMBLÉIA DE TROPA - CICLO II - 2011

Com presença e presidência de Bianca Denepote e vice-presidência de Alisson Bueno, de toda a corte de honra e todos os membros da patrulha, ficam decididos os seguintes objetivos para a Tropa Lobo Guará, objetivos que serão estendidos com alterações possivelmente aos lobinhos. Ah não se esqueçam teremos especialidades dia 24/09:

1-Cada patrulha deve juntar-se em conselho sempre que for preciso durante o mês para discutir a progressão pessoal. Como foi observado que a maioria dos jovens tem acesso à internet, os monitores criaram o e-mail das patrulhas e mandaremos guias e manuais para eles e eles se responsabilizaram pela distribuição na tropa.

2-Quem quiser tirar especialidades ou fazer atividades específicas para progressão pessoal, passe seu nome e a especialidade que quer tirar para seu monitor, e ele deverá comunicar a chefia.

3-A patrulha que tiver todos os membros registrados com a taxa anual da UEB ganha 50 PONTOS e descontos em atividades como acampamento e excursões. Para o ano que vem a chefia está preparando um projeto que permitirá todos estarem em dia com a UEB - Nacional e Regional.

4-Criação do Livro da Tropa e Grupo.

5-Lobos Guará, a partir de hoje os monitores deverão anotar as pessoas que faltam nos encontros e justificativas. O objetivo é que o monitor tenha controle da presença de sua patrulha e das atividades nas quais os membros participam e depois compararemos com as marcações da chefia.

6-Todos da patrulha devem ter os telefones dos outros membros, principalmente do monitor e submonitor, e eles deve ter o de todos.

7-Cada patrulha deverá começar a decidir sobre os encargos de patrulha até o dia 24/09:

almoxarife - encarregado da guarda e da conservação do material da Patrulha;
secretário - encarregado da escrituração e dos arquivos;
tesoureiro - encarregado da arrecadação de fundos e das compras;
administrador - encarregado da organização e da manutenção do “canto” de patrulha;
bibliotecário - encarregado dos livros, manuais e demais publicações;
recreacionista - encarregado de jogos e canções;

E também as funções abaixo para acampamentos:

cozinheiro - encarregado da preparação das refeições;
auxiliar de cozinha - encarregado da limpeza do material de cozinha;
sanitarista - encarregado da limpeza do campo, fossas e latrinas;
aguadeiro - encarregado do abastecimento de água para a cozinha e outras necessidades;
enfermeiro - responsável pela caixa de primeiros socorros e sua utilização;

8-Todos os membros da patrulha devem separar de uma aduas horas por dia para estudar as matérias da escola e passar para os monitores os horários escolhidos. A chefia fará visitas surpresa para confirmar se realmente o membro da patrulha está estudando e se precisarem nos avisem que podemos planejar visitas ensinando métodos de estudar.

9-As patrulhas que tiverem todos os membros com nota acima de 7 em TODAS as matérias vão ganhar 50 PONTOS de eficiência no semestre.

10-O melhor aluno do ciclo da tropa ganhará uma lembrança da chefia por seu esforço em fazer o Melhor Possível tanto no grupo quanto fora dele.

11-Pessoal, se a patrulha tiver maioria de membros com notas vermelhas, não poderá participar de excursões como punição e perderá 50 PONTOS.

12-A melhor patrulha do ciclo ganhará um passeio exclusivo com a chefia.

13-Cada membro da patrulha deverá escolher um trabalho diferente para ajudar a fazer em casa e os chefes avaliarão se a tarefa está sendo cumprida. O escoteiro pode mudar de três em três meses essa atividade. Valerá 50 PONTOS na eficiência. Escolham algo que gostem de fazer e ajude em casa.

14-Todos devem montar uma agenda e organizar seus horários de estudo, escola, etc.

15 – Convide seus melhores amigos e colegas de escola para uma visita a alguma atividade do grupo. A patrulha que conseguir mais visitantes até o final do mês ganhará 25 PONTOS NA EFICIÊNCIA. O motivo é que estaremos fechando as vagas nas tropas por estarmos chegando ao limite permitido (para assegurar o acompanhamento individual e a qualidade no grupo).

domingo, 11 de setembro de 2011

CALENDÁRIO PARCIAL

Turma, até agora conseguimos manter nossa programação, mas ainda o calendário é parcial, talvez surjam mudanças... Se tudo der certo a gente encaixa a ideia da chefe Flávia e Robson de um curso informativo para a comunidade, o "Escoteiro por um dia."

Sempre Alerta!

ENCARGOS DE PATRULHA

Pessoal, chamem seus amigos para participarem de suas patrulhas e completarem ela. Até o dia 24 precisamos ter nossos encargos de patrulha definidos. Os cargos são optativos e muito necessário que tenhamos especialistas em cada área. Nos encontramos semana que vem às 8:00 na sede. Tragam sacolas (muitas), sacos de lixo, pás, e outras coisas que possamos utilizar na praça.


1. na Sede:
a) almoxarife – encarregado da guarda e da conservação do material da Patrulha;
b) secretário – encarregado da escrituração e dos arquivos;
c) tesoureiro – encarregado da arrecadação de fundos e das compras;
d) administrador – encarregado da organização e da manutenção do “canto” da Patrulha;
e) bibliotecário – encarregado dos livros, manuais e demais publicações;
f) recreacionista – encarregado de jogos e canções;
g) outros, de acordo com as necessidades da Patrulha;

2. em atividades fora da sede e acampamentos:
a) almoxarife – como na sede;
b) intendente – encarregado das compras e da guarda dos gêneros;
c) cozinheiro – encarregado da preparação das refeições;
d) auxiliar de cozinha – encarregado da limpeza do material de cozinha;
e) sanitarista – encarregado da limpeza do campo, fossas, latrinas e incinerador;
f) aguadeiro – encarregado do abastecimento de água para a cozinha e outras necessidades;
g) enfermeiro – responsável pela caixa de primeiros socorros e sua utilização;
h) outros, de acordo com as necessidades da patrulha ou da atividade em que a patrulha está envolvida.

SEMPRE ALERTA PARA SERVIR O MELHOR POSSÍVEL!

sábado, 10 de setembro de 2011

10/09/2011 - MAPAS E TRILHAS

Hoje o dia foi corrido demais gente...

Tivemos para começar entrega de muitos certificados de progressão e especialidade, e ainda faltam outros que vão ficar pro próximo encontro, é muita coisa. Depois tivemos para animar a dança do Turú, turú turú, turú rú rú rú...

A assembléia de tropa também definiu coisas importantes para esse ciclo, que logo estarão postadas no blog para os mais esquecidos. Após essas decisões, partimos rumo ao parque para nossa atividade de adestramento: mapas. O objetivo era fazer um mapa da região do parque, bem como medidas de altura e estimação de distâncias. Infelizmente não deu pra ficar mais tempo no parque...

Logo depois voltamos para a sede e tivemos canções e jogos.

Segue a pontuação das patrulhas (considerando somente os jogos, inspeção e outros) pois os mapas foram feitos sem as condições necessárias (pranchetas, material específico para croqui) e estão incompreensíveis. Teremos mais chances de trabalhar melhor esses aspectos no semestre, mas valeu como introdução à estimativa de alturas e distâncias e escalas cartográficas.

Falcão                      55
Tubarão                   50
Pássaro Negro        40 (atravessar a rua na faixa!)
Águia                       40

Aproveitando, segue a pontuação parcial das patrulhas. Em um único mês inteiro de atividades por mais estranho que pareça o desvio padrão entre os resultados até que está bem pequeno...


Tubarão mantem a liderança, seguida da Pássaro Negro e da Águia.